Pedras coloridas e diamantes “imperfeitos”: os anéis de noivado que vieram para ficar

2212.anelpedrascoloridas
Anel de noivado com pedras coloridas está em alta. Na foto, Katy Perry mostra sua joia com rubi, que ganhou do marido, Orlando Bloom. Reprodução/Instagram

Quando você pensa em um anel de noivado, o que você imagina? Não importa o estilo, você provavelmente está imaginando diamantes transparentes, que têm sido o padrão de compromisso matrimonial por mais de um século.

Mas, na última década, as tradições em torno dos anéis de noivado estão mudando à medida que pedras preciosas coloridas e designs exclusivos se tornaram predominantes nas redes sociais e nos dedos das celebridades.

Agora, muitos designers de joias oferecem anéis de noivado com safiras, rubis e pérolas – bem como diamantes “imperfeitos”, que podem ser brutos, salpicados com tons de cinza ou coloridos em tons como marrom ou rosa – para casais em busca de um anel diferente ou mais acessível.

“Acho que há uma mudança maior nas atitudes em torno dos anéis de noivado”, disse Leigh Batnick Plessner, diretor de criação da joalheria Catbird de Nova York. “Deve ser algo que te faça feliz, e não precisa seguir regras ou tradições.”

Veja também:

No entanto, os diamantes ainda reinam, de acordo com uma pesquisa recente da assessora de casamentos The Knot, com 86% dos 5.000 entrevistados nos EUA preferindo-os como pedra central dos anéis de noivado.

Os diamantes há muito representam “força e união” porque são considerados as pedras mais duras do mundo, disse Marion Fasel, editora e escritora de joias. Eles entraram na moda entre a realeza, popularizada na Inglaterra do século 18 pela esposa de George III, a rainha Charlotte, explicou Fasel.

2212.anelpedrascoloridas1
Foto: Divulgação/Catbird




Mas os diamantes só começaram a se tornar culturalmente sinônimo de casamento depois que a Tiffany & Co. lançou o anel de noivado moderno, em 1886. Então, em meio ao boom de casamentos pós-Segunda Guerra Mundial, uma redatora da Filadélfia, Frances Gerety cunhou o “slogan do século” publicitário para a gigante da mineração De Beers: “Um diamante é para sempre”.

Desde a década de 1940, o valor dos diamantes é medido através dos 4 critérios: corte, cor, clareza e peso em quilates, que foram padronizados pelo Instituto Gemológico da América (GIA) e fortemente promovidos pela De Beers.

Veja também:

“Quando não é transparente, é considerado uma imperfeição”, disse a designer de joias Julie Stark por telefone. Seu estúdio, Point No Point, com sede fora de Seattle, é especializado em anéis de diamante pretos e salpicados de cinza.

2212.anelpedrascoloridas2
Foto: Divulgação/Point No Point Studio

“(Mesmo) diamantes champanhe não eram considerados muito valiosos porque tinham uma cor”, disse ela, usando um nome frequentemente dado a pedras marrom-amareladas claras. Existiram alguns anéis de noivado de alto nível com pedras preciosas coloridas no passado – a famosa princesa Diana usava uma safira azul de 12 quilates com diamantes, e Jennifer Lopez recebeu um diamante rosa de 6,1 quilates de Ben Affleck em 2002.

Mas, no mundo das celebridades, os anéis de noivado aumentaram em tamanho e preço, e em sua maioria permaneceram na cor tradicional. Isso mudou nos últimos anos, com Emma Stone e Ariana Grande usando anéis que incorporam pérolas, Elizabeth Olsen ostentando uma esmeralda, a princesa Eugenie da Grã-Bretanha usando uma safira rosa-laranja de 20 quilates e Katy Perry revelando um design com rubi.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Back to top